quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

VT Campanha BigLar janeiro de 2011



VT Gravado na Chapada dos Guimarães. Produção da Genius Publicidade. Muitos pulos para o take perfeito!!!

Chulingo em Mais um Clássico do Circo



Gravado de uma câmera anonima no Encontro Terra dos Palhaços Edição 2009, em BH Minas Gerais. Sonoplastia de Fauno. Musica emprestada de Nico Serrano.

Vt Big Lar - Reverso

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Oficina "Destravando Trava linguas e Parlendas"

Cena do Espetáculo de Contação de Histórias "O Menino e o Poeta"

Esta oficina foi concebida em parceria com a querida amiga Cristina Silva (Sesc Arsenal) para ser ministrada na mostra de Literatura promivida pelo Sesc Arsenal no ano de 2010. Desde então, oferecida para públicos de até 30 crianças. Ja foi ministrada na Feira de Livros do Sesc em Rondonopolis, na Edição do Brincarolar promovido também pelo Sesc Arsenal em 2011.

A vivência é para crianças á partir de 7 anos até a idade de 12 anos.
O trava-língua atualmente ultrapassou muito as fronteiras do mundo infantil e do ambiente familiar, sendo utilizado amplamente como forma de preparação para apresentações em público, não só pelo exercício articulatório mas também como maneira de trabalhar para desbloquear a expressão, preparar para apresentações em público, atuando em muitas outras formas  no trabalho comunicativo, além de ser um jeito bastante divertido de brincar em grupo.



Proposição: que a criança saiba definir parlenda; que conheça a estrutura de construção do trava-lingua e dos versos e rimas das parlendas; que a criança experimente o processo de criação de trava-linguas; que a criança execute a fala dos trava-linguas e escute a si mesma e ao outro;
Dinâmica de atividade: Trazendo a memória as parlendas já conhecidas cujas quais as crianças já tem contato em suas brincadeiras cotidianas (brincadeiras e cantigas de roda), essas parlendas, especialmente trava-lingaus serão transcritas no papel para análise e entendimento de sua construção (fonemas, arquitetura sonora, rimas et).
As crianças estudarão e conhecerão outras parlendas sugeridas e em seguida serão desafiadas criarem uma frase, oração ou verso em forma de trava-lingua.